Friday 28 February 2014

"Roles" ou Funções














Mother - Mãe (de família; e não mero grau de parentesco)
Pessoa que me orienta porque eu não tenho consciência das alternativas que tenho na vida. Alguém experiente e com sabedoria suficiente para me poder ajudar a ser pessoa autónoma, ou ainda mais autónoma. Alguém que me ama incondicionalmente (seja qual for a circunstância). Alguém que me dá tudo o que eu preciso, e não mais do que isso. 
Educadora. Pessoa que se oferece como modelo inspirador para eu ir construindo a minha personalidade.

Sister - Irmã (de família; e não mero grau de parentesco)
Pessoa que foi educada comigo na mesma casa. Ama-me incondicionalmente e eu a ela.

Teacher / Therapist - Professora / Terapeuta
Pessoa independente que não me ama incondicionalmente. Oferece os seus conhecimentos em contexto próprio. Existem tempos e lugares determinados a que eu recorro porque quero aprender com ela sobre certas matérias em que lhe reconheço autoridade. A Professora não escolhe os alunos, ensina qualquer pessoa que deseje aprender com ela. A Terapeuta tem uma função adicional de cura, ou seja, de remediar um determinado mal. (Também podemos reconhecer que o mal que a Professora cura é a Ignorância.) A Terapeuta também presta o seu serviço a qualquer pessoa que deseje ser curada por ela, não há uma selecção tipo "curo apenas aqueles que me são especialmente queridos porque têm certos traços de personalidade em comum comigo" (como acontece na Amiga ou na Mulher).

Lover - Mulher / Namorada
Pessoa que me ama incondicionalmente porque nos escolhemos livremente em virtude de reconhecermos o mesmo objectivo de vida, semelhanças de personalidade, de reconhecermos que somos insubstituíveis um para o outro em determinada fase do percurso de vida. Relação íntima de corpo e "alma" (personalidade) que pode durar 1 semana, 1 mês, 1 ano, 10 anos, ou até à morte. Pessoa que me desafia constantemente a crescer emocionalmente e intelectualmente, quer quando estamos juntos, quer quando estamos ausentes. Pessoa autónoma mas que aceita que o seu destino está condicionado pelas acções e destino da outra, portanto, não é completamente independente, apesar de ter escolha individual e liberdade de escolha.

Best Friend - Amiga
A mesma relação que Lover, mas sem intimidade física. As semelhanças de personalidade são menos fortes e os intervalos de presença são maiores, logo, há muito mais independência e menor intimidade.



Em todas estas funções, existe Amor.
Em todas estas funções existe crescimento pessoal recíproco.
A relação é feita entre dois indivíduos que são sensíveis um ao outro de acordo com a função que desempenham. A relação é sempre influenciada pelas personalidades e constrói-se pela acção individual.

Não entendo que Professora seja aquela que ensina numa sala de aula.
Não entendo que Terapeuta seja aquela que cura numa consulta.
Não entendo que Mãe seja aquela que deu à luz e dá alimento.
Não entendo que família seja parentesco.
Não entendo que amizade seja diálogo e encontro espontâneo.
Não entendo que namoro / casamento seja diálogo e encontro periódico.
Não entendo que mulher seja sensibilidade feminina e corpo feminino.
Não entendo que homem seja sensibilidade masculina e corpo masculino.
Entendo que uma mulher é aquela pessoa. Não é só a função mulher, ou a função Mãe.
Entendo que um homem é aquela pessoa. Não é só a função homem, ou a função Professor.
















That I Would Be Good


One of Us


Nobody Does It Better


Powerless


You Don't Know Me


Original of the Species




No comments:

Post a Comment