Wednesday 9 April 2014

foi como se tivessem passado muitos anos



















Quarta-feira, 8 de Julho de 1942

Querida Kitty:

Entre domingo de manhã e hoje foi como se se tivessem passado muitos anos. Aconteceram imensas coisas. É como se a Terra estivesse toda ela transformada. Contudo, Kitty, ainda estou viva, e isto é o principal. Sim, estou viva, mas não queiras saber de que maneira. É possível que hoje nem me entendesses, por isso, antes de mais nada, vou-te contar o que se passou.




tradução de Ilse Losa

 

This picture of Great Garbo was in Anne's room in The Attic in the Annex, Greta Garbo 




 


Greta Garbo 

Madonna Vogue

Ninotchka 1939

 Tuchinski Theatre, Amsterdam, 1921

 

During the German occupation 1940-1945, Abraham Tuschinski and nearly his entire family were murdered in the Nazi concentration camps. The cinema could not bear his patron's Polish-Jewish name – it has been renamed to "Tivoli". After the war, Tuschinski returned to its glory.

http://www.amsterdam.info/cinema/tuschinski/



  


... e acho bonito tudo o que escreve Cissy von Marxveldt. Já li quatro vezes as Alegrias de Verão e rio-me sempre com a mesma vontade das situações cómicas.

21.09.1942




Dutch Royals


Ouço muitas vezes a emissora de Orange. Ainda há pouco acabou de falar o príncipe Bernardo. Contou que estão à espera de outro bebé... Aqui todos se admiram da minha afeição aos reis holandeses.

21.09.1942




A rádio inglesa tem dito sempre a verdade. Mas, supondo mesmo que há exageros, os factos conhecidos já são bastante eloquentes. Não pode negar que os alemães estão a matar e a gasear milhões de inocentes na Polónia e na Rússia, não é verdade?
Não te vou maçar com mais conversas. Faço os possíveis para me conservar calma e para não me preocupar. Já cheguei a um ponto em que me é indiferente viver ou morrer. O Mundo não parará por causa de mim, e eu, pela minha parte, não posso também fazer parar os acontecimentos. Venha o que vier. Entretanto, estudo e trabalho e tenho esperança de que tudo acabará em bem.

03.02.1944




Dance of Devotion

The Battle



No comments:

Post a Comment