Wednesday 16 April 2014

Born in 1934




«Nada é mais importante na vida de todos nós do que o afecto, quer ele revista a forma do amor ou da amizade. Há muitos anos que escrevo sobre este tema, que continuo a considerar o núcleo duro das minhas preocupações.
O tempo é a segunda variável que comanda a nossa existência e, por isso, também, a forma como os nossos sentimentos vão evoluindo.
Os últimos dois anos foram particularmente difíceis para mim, quer a nível pessoal quer a nível da forma como tenho tido de lidar com as alterações pelas quais a sociedade portuguesa tem vindo a passar.
Orientei toda a minha existência para viver sem problemas os últimos anos de que dispusesse, acreditando que seria então possível fazer tudo aquilo que me desse prazer. Julgava-me com esse direito, uma vez que tudo o que possuo foi ganho com o meu trabalho.
Infelizmente não consegui prever que o país e o mundo viessem a atravessar uma crise tão profunda, nem tão-pouco que o destino me roubaria um filho.
Ambas as fatalidades me afectaram mas não alteraram a forma como vejo o universo que me rodeia. Nem a confiança que deposito na capacidade do ser humano para ultrapassar a dor e as dificuldades que lhe possam surgir. Deram-me, talvez, um ritmo diferente ao trivial quotidiano e permitiram que eu apreciasse melhor o que ainda possuo.
O título deste livro esclarece bem o que acabo de dizer. O seu conteúdo continua a ser uma fotografia da minha visão e do meu sentir acerca do mundo em que vivo. No qual, tempo e afectos são os dois lados daquilo a que chamo viver!»


Setembro de 2012





No comments:

Post a Comment