Tuesday 28 January 2014

reconhecer talento












a pessoa que tem talento
regozija-se por reconhecer o talento de outro
sem esperar nada em troca













a pessoa que tem talento é capaz de reconhecer o talento de outra pessoa que tem um estilo diferente do seu

a pessoa que tem talento é capaz de confiar na autoridade de outra pessoa a quem reconheceu honestidade





a pessoa que tem talento não procura 
o reconhecimento exterior
mas é capaz de esperar por reconhecimento
 enquanto desenvolve o seu talento
pelos seus próprios meios






o talento pode ser um instrumento para comunicar com o público
nunca deveria ser utilizado como uma maneira de se exibir ou ensinar o público
a vaidade mata o talento
a honestidade desenvolve-o












o talento procura servir a justiça e não a emotividade
o talento contribui para dominar as próprias emoções de modo a clarificar a mensagem
o talento não deveria contribuir para dominar a mensagem através do mau controle das emoções
controlar a emoção não significa calar a emoção, mas sim purificá-la para que a intenção da mensagem seja a mais forte possível





















o talento permite desenvolver a arte de cada pessoa
se o talento não se desenvolver, a arte não se desenvolve
a arte é fruto do talento 
o sucesso é fruto do reconhecimento público da arte

la reconnaissance

quanto melhor se exercitar a disciplina, maior é a probabilidade de sucesso de um artista
a disciplina contribui para aumentar a resistência emocional do artista, e consequentemente a sua perseverança, a sua capacidade de não desistir, de desejar sempre superar-se a si mesmo















o talento de um grupo só é possível se todos os seus membros tiverem talento individual 

o resultado do trabalho de um grupo é consequência do desenvolvimento da arte de cada membro

para desenvolver a arte individual não é necessário agir em grupo, pode até ser prejudicial à intenção da mensagem
este grupo pretende divertir, desinibir, incentivar a espontaneidade
não pretende criar um movimento de dança perfeitamente geométrico ou equilibrado















o resultado do trabalho de um grupo é maximizado 
se todos possuírem a mesma intenção de mensagem







o output do trabalho depende dos inputs
o talento não é o único input



entender                                              sentir

transmitir








o talento capacita o artista a transmitir emoções que ele conhece da sua experiência pessoal 
dificilmente se transmitem emoções sobre as quais a pessoa apenas reflectiu intelectualmente








a responsabilidade principal do artista é ser verdadeiro
a responsabilidade principal do artista não é ser responsável









se o artista não for verdadeiro
não vê o mundo com rigor
não entende o mundo
age irresponsavelmente pois o mundo precisa de verdade
não precisa de confusão

"Viva La Vida" é também o nome de uma música dos Coldplay, um grupo britânico que muitos adolescentes gostam de ouvir. A música é um enorme catalizador de emoções, capaz de rapidamente induzir variações dos estados afectivos de quem as ouve, capaz ainda de fazer ligar de forma ímpar recordações que se mantêm durante muito tempo, por vezes toda  uma vida.

Pedro Strecht
O Vento À Volta de Tudo - Uma Viagem pela Adolescência
2011, verso de kapa




o talento fortalece o carácter e dá coragem























o talento abre a mentalidade para realidades diferentes

abre novas perspectivas de pensar sobre uma realidade que já se conhecia

o talento gera novidade

a ausência total de talento esvazia a humanidade de todos os seus atributos positivos


Quando dá uma aula, será que um professor só ensina ou, no fundo, aprende igualmente um pouco com os seus alunos, num movimento recíproco de quem dá e recebe?
...
A gravidade de alguns problemas que marcam negativamente algumas adolescências é justamente a interiorização de uma ideia de impossibilidade de saída, resolução do conflito, fuga ao impasse.

Pedro Strecht
O Vento À Volta de Tudo - Uma Viagem pela Adolescência
2011, verso de kapa




One - Metallica

A agressividade - agida ou sofrida - 
anula o potencial para conhecer talento




Fame 2009

De Battre, Mon Coeur s'Est Arrête 2005





No comments:

Post a Comment